quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O Caldeirão



















O Caldeirão de Ferro com tradicionalmente três pés, sempre representou a generosidade e as bênçãos dos Deuses. Tido como símbolo de abundância, fertilidade e detentor de todos os conhecimentos do Universo, em algumas Tradições Célticas é associado com Deuses como Bran, o Abençoado; Dagda e a Deusa Cerridwen.

Baseado nesses mitos, o Caldeirão também representa o conceito de reencarnação e os ciclos de nascimento, morte e renascimento. Simboliza o ventre da Deusa Mãe do qual surgem e surgirão todas as coisas. Os Pagãos sempre acreditaram que o mundo era semelhante a um grande Caldeirão, onde a Deusa preparava suas poções, governando o destino dos homens. Quando são empunhadas as colheres de pau e os Caldeirões, tornam os Bruxos semelhantes à Deusa e assim, capazes de criar, moldar e dobrar o destino e a vida.

Os Caldeirões podem ser utilizados para representar o elemento Água e para perscrutar. Às vezes é associado ao elemento Fogo e é, na maioria das vezes, utilizado para fazer pequenas fogueiras em seu interior, com álcool de cereais e ervas sagradas ou queimar incenso.

Em tempos modernos e urbanos, pular sobre um caldeirão em chamas, substitui o tradicional "pulo da fogueira". Dependendo da intenção e do uso ,ele pode ser colocado em direção ao Oeste, representado as energias femininas da Deusa ou ao Sul, representando as energias masculinas, quando são realizados rituais para antigos Deuses, como Dagda e Bran.

Muitos Bruxos têm Caldeirões de vários tamanhos, para diferentes funções e propósitos. Isso é necessário porque um Caldeirão utilizado para servir de receptáculo de uma fogueira jamais deve ser usado para a preparação de um óleo ou banho mágico, por exemplo. Isto se deve ao fato da oxidação causada pelo fogo, que dá uma pigmentação escura ao óleo que está sendo preparado.

Os caldeirões variam de tamanho e vão, desde os pequenos modelos para Altar até o antigo e enorme caldeirão de chão. Eles são utilizados de acordo com a necessidade daquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário