quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Athame


































"As origens da palavra foram perdidas na história.Alguns especulam que possa ter vindo de "A Chave de Salomão", que se refere à faca como arthana. Outros acham que possa derivar de uma palavra árabe al-dhame (letra de sangue), uma faca sagrada na tradição mourisca. De qualquer forma, existem manuscritos mágicos que relatam o uso de facas nos rituais e, facas especiais eram certamente usadas em oferendas, na Antiguidade.


O athame é um instrumento de invocação à Deusa e ao Deus. É uma faca de dois gumes com um cabo preto ou escuro para segurá-la e deve ser usado apenas em propósitos ritualísticos. É o instrumento do elemento ar, e é utilizado para abrir e fechar o círculo, para simbolizar o encontro do Deus com a Deusa (no caso de, por exemplo, "cortar" a água ou o vinho simbolizando a Deusa, com o athame que simboliza o Deus), para canalizar a energia em determinado local, etc.

A espada pode ser também utilizada, já que possui as mesmas propriedades do athame, porém, é difícil manuseá-la e se o ritual for praticado em lugares fechados, pode haver o problema de espaço. Nesse caso, um athame é mais prático, até mesmo para transportá-lo.

O athame deve ser consagrado no momento em que a bruxa é iniciada, e deve ser usada apenas por você, e por nenhuma outra pessoa. Não deve ser utilizada para cortar coisas ou fazer desenhos utilizando sangue. A faca de dois gumes com o cabo branco (também chamada de bolline) é a que deve ser utilizada para cortar madeiras, ervas, etc, e seu cabo é branco para que se consiga distingui-la do athame ritualístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário