sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Morcegos







Todos já ouvimos estórias assustadoras sobre morcegos: os morcegos se agarram nos seus cabelos, todos os morcegos têm raiva, os morcegos bebem o seu sangue — só para falar de algumas estórias. Está página foi construída para que você conheça os fatos reais sobre os morcegos.

Os morcegos são os únicos mamíferos voadores

Como os morcegos são capazes de voar, eles foram classificados em uma ordem própria, chamada de Quiróptera. Quiróptera é uma palavra de origem grega (cheiró=mão; pterón=asa). A asa do morcego é muito parecida com a mão humana, porém seus dedos são alongados e existe uma pele que se liga aos dedos, possibilitando ao morcego voar.

Quantos tipos de morcegos existem?

Existem cerca de mil espécies de morcegos no mundo, sendo que a maioria se encontra nos trópicos. Um morcego pode ser megaquiróptero ou microquiróptero. Os megaquirópteros são grandes e vivem em florestas tropicais úmidas, sendo chamados de raposas voadoras porque se parecem com pequenas raposas. Alimentam-se de frutas ou do néctar de flores, e algumas vezes procuram comida durante o dia, e não durante a noite. Os microquirópteros são morcegos pequenos, como o morcego vermelho, encontrado em todo o mundo; comem principalmente insetos e usam a ecolocação, ou radar, para localizar o alimento.

Qual é o maior morcego do mundo?

O maior morcego do mundo é, obviamente, um megaquiróptero. Seu nome popular é raposa gigante voadora; é encontrado na Ásia. Pesa mais de 1 kilo e tem cerca de 2 metros de envergadura. Alimenta-se de frutas.

Qual é o menor morcego do mundo?

O menor morcego do mundo é o morcego focinho-de-porco, encontrado na Tailândia; pesa cerca de 2 gramas e tem uma envergadura de 15 cm.

O que os morcegos comem

A maioria dos morcegos come insetos. Um morceguinho marrom pode comer mais de 600 insetos do tamanho de um mosquito, em apenas uma hora. Durante uma noite, os morcegos comem o equivalente à metade de seu peso (algo como um homem adulto comer 30 a 40 pizzas grandes!). Pelo mundo afora, os morcegos comem coisas estranhas: alguns comem somente peixes, alguns comem apenas outros morcegos, e alguns, ainda, comem aranhas e escorpiões. Alguns morcegos comem ratos e muitos comem frutas ou bebem néctar. Apenas um tipo de morcego suga sangue: o morcego "vampiro" ou hematófago. É encontrado apenas na América do Sul, América Central e no sul do México.


Nenhum comentário:

Postar um comentário